A Prefeitura de Contagem está construindo o Plano Municipal de Educação Ambiental do município, que tem como objetivo principal a efetivação de uma política pública direcionada para a consolidação de projetos de Educação Ambiental.
Buscando incentivar a participação da população na construção do plano, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad está lançando um questionário, que ficará disponível ao público entre os dias 30 de junho e 18 de julho. O questionário foi elaborado durante as reuniões do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável- FPDS, realizado no primeiro semestre deste ano.
“As respostas que obtivermos com o questionário, contribuirão com o diagnóstico da Educação Ambiental no município, que proporcionará a identificação de potencialidades e desafios. A participação de todos é fundamental para o sucesso socioambiental de nossas ações”, informou a diretora de Educação Ambiental, da Semad, Adriane Aparecida dos Santos.
Segundo a diretora, a construção do plano está sendo desenvolvida entre secretarias municipais, autarquias, representantes das regionais administrativas, do setor produtivo e de grupos comunitários.
“O plano tem como seu principal pilar a participação popular para a construção coletiva de projetos e ações que proporcionem a sensibilização para atitudes cotidianas respeitosas de preservação ambiental”, afirmou.
Para a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, a educação ambiental é fundamental para a sensibilização e mobilização dos cidadãos, sejam crianças, jovens ou adultos, seja nas escolas, empresas, casas, ruas, bairros, para uma reflexão sobre suas atitudes e os impactos das mesmas no meio ambiente.
“É de suma importância que esses cidadãos participem da elaboração de um Plano Municipal de Educação Ambiental que nos leve a produzir políticas públicas ambientais e que por sua vez, contribuam, efetivamente, para construção de uma cidade com mais qualidade de vida”, explicou.
Thereza ressalta a importância da participação popular na construção de atividades propostas pela Semad, como o Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável, palestras e circuitos ambientais e, neste momento, respondendo a pesquisa. “O Diagnóstico de Educação Ambiental do município, nos colocará no caminho certo para vivermos em uma Contagem sustentável e mais feliz. Participem!”, convidou.
O Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável foi instituído pelo Decreto 162, de 28 de maio de 2021, como o primeiro instrumento normativo criado para o fortalecimento da participação popular sobre o tema sustentabilidade no município. As reuniões são realizadas mensalmente, na última quarta-feira de cada mês, no Parque Gentil Diniz.
Dentre as atribuições do fórum, a primeira apresentada no decreto foi a elaboração do Programa de Educação Socioambiental do Município de Contagem, o qual consiste no eixo estruturador do plano.
Para participar basta acessar o questionário, clicando aqui.